sábado, 16 de julho de 2011

Homossexualismo - Herança Genética, Criação ou Fatores Ambientais?

"Sinto-me como se houvesse uma guerra dentro de mim - Bob "
Muitos jovens sofrem angústia semelhante, diferentemente dos colegas, que parecem interessadissímos no sexo oposto, eles se vem cada vez mais atraídos a pessoas do mesmo sexo. Para muitos é devastador dar-se conta disso.
Uma senhora disse sobre a filha: "Sua saúde começou a definhar, ela não comia, nem dormia e ficou deprimida e mal humorada. Chegou até a tentar suicídio."
Existem várias discussões a respeito do assunto. São pertinentes questões de alguns fatores que levam as pessoas á sentirem-se atraídas a pessoas do mesmo sexo.
A revista TIME, por exemplo, fez uma declaração impressionante: "Existe uma diferença estrutural entre o cérebro dos homossexuais e o dos heterrossexuais."
Outra teoria tem que ver com hormônios. Os cientistas observaram que ratos de laboratórios privados de hormônios masculinos manifestavam comportamentos "femininos" de acasalamento. Concluíram que os homossexuais talvez também sejam vítimas de um acidente biológico. Muitos cientistas, porém, acreditam que o estranho comportamento dos ratos não passam de um reflexo - que não é realmente "homossexualismo". Pois, seres humanos não são ratos.
Alguns acreditam que os genes* nos obrigam a adotar um determinado comportamento. Segundo o cientista molecular Dear Hamer expressou o conceito de que a sexualidade humana é complexa demais para poder ser determinada por um único gene. Traços de comportamento são muitissímos difíceis de definir, e praticamente toda afirmação de ordem genética pode também ser explicada como efeito do ambiente.
Considere o ambiente da Grécia Antiga, estimulados pelas histórias eróticas de deuses mitológicos, pelos escritos de filósofos, como Platão, e pela cultura do ginásio, onde os jovens se apresentavam nus, o homossexualismo virou moda. Nenhum misterioso gene ou hormônio causou isso. Ela floresceu porque a cultura Grega permitia isso. Isso ilustra bem a forte influência que o ambiente pode exercer.
Ás vezes o ambiente familiar problemático também tem muito haver com isso, especialmente no caso dos homens. O pai é uma figura importantissíma para o desenvolvimento do filho. A influência das qualidades masculinas do pai pode trazer uma contribuição vital para o desenvolvimento da personalidade completa e equilibrada. Em consequência de se sentir rejeitado pelo pai desde a infância o homossexual traz consigo um senso de fraqueza e incompetência com respeito aos atributos associados com a masculinidade, isto é, vigor, autoafirmação e força. Ele é atraído á força masculina, compelido por uma busca inconsciente de sua própria masculinidade. Porém, muitos homens que foram criados por mães possessivas e por pais negligentes, ausentes ou que cometiam abusos contra eles, ainda assim desenvolveram uma personalidade masculina. Além disso, nem todos que tem inclinações homossexuais vem necessariamente de famílias problemáticas.
É interessante notar que um número expressivo de homossexuais sofreu abusos sexuais na infância. Isso pode causar danos duradouros em sentido fisíco e emocional. Pode criar em alguns o que uma escritora chama de "identidade sexual distorcida."
Portanto, ainda continua sendo uma icógnita o real motivo de muitos sentirem-se atraídos a pessoa do mesmo sexo.
Seria correto afirmar então que os homossexuais são heterossexuais latentes? Eis a questão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário